sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fernando Mendes aka Fero


Natural de Campinas, São Paulo, Fernando Mendes tem uma forte conexão com a cena eletrônica desde meados dos anos 90. Aficionado por hóquei no gelo, começou a praticar o esporte com 15 anos e fundou um dos primeiros times de hóquei inline no Brasil. Em 1994 embarcou para os EUA com o objetivo de aprimorar-se no esporte, no inglês, e fazer um curso de extensão em Relações Internacionais na Universidade de Harvard. E foi lá, em Boston, que teve seu primeiro contato com a cena eletrônica underground. Menor de 21 anos, arrumou uma identidade falsa e passou a frequentar os clubs da famosa ‘Tremont Street’.


2 anos depois, como assistente técnico da seleção Brasileira Júnior de Hóquei Inline, Fernando viajou para Chicago para o primeiro Mundial da modalidade. Durante passeios com o time, ouvia a programação das rádios locais, que incluiam programas e mixes de DJs como Farley Jackmaster Funk e Bad Boy Bill. Em uma visita à uma loja HMV não deixou de levar um CD mixado de Bad Boy Bill, DJ que viria se tornar uma de suas maiores inspirações.


Parecia coisa do destino, na terceira ida aos EUA, Fernando viajou para Detroit, conhecido como a capital do hóquei na América do Norte e berço do ‘House Sound of Detroit’, ou como posteriormente foi rotulado ‘Detroit Techno’. Amigos o levaram para clubs como MOTOR (lendário e extinto techno club em Detroit) e CLUTCH CARGO’S em Pontiac, arredores de Detroit, onde ainda se pode experenciar grandes noites, como do label DETROIT TECHNO MILITIA, e então... ‘a ficha caiu’... desistiu da busca pelo hóquei (apesar de ter sido campeão nacional pela Michigan State University e uma promissora expectativa de carreira no esporte) e retornou ao Brasil para criar em Campinas o alicerce de tudo que viria a ser visto hoje naquela região. Os eventos organizados na cidade nos anos de 1998 e 1999: Love & Motion c/ Frank Müller a.k.a. Beroshima (Berlin, Alemanha); a turnê da DJane Carljin do extinto club MAZZO (Amsterdam, Holanda) que passou por Campinas e Curitiba; A rave Alien Project considerada a primeira ‘rave’ em Campinas realizado em uma mansão em ruínas; e finalmente a turnê do mais importante club underground do mundo TRESOR BERLIN (Campinas, Rio de Janeiro e Brasilia) influenciaram frequentadores da noite da região que deram origem a um novo grupo de Djs e promoters em Campinas.



Em 2000, foi convidado pelo GrupoArt (SP), para co-produzir o evento que deu origem à ‘segunda onda’, a segunda leva de DJs do circuito underground anteriormente “dominada” pelos chamados ‘pioneiros’ da cena. A rave HYPNOTIC, foi anunciado na época como o “primeiro campeonato de DJs para novos talentos”. Dentre os 10 finalistas estavam DJ Murphy (SP), Snoop (SP), Max Underson (SP), Saduh (RJ) e Nitrosound (RJ). Fernando responsável também pela produção artística do evento trouxe o ‘pai do techno’ Juan Atkins (Detroit, USA – a.k.a. Cybotron, Model 500, etc) para apadrinhar o evento. Na sequência, tornou-se o primeiro agente do até então desconhecido DJ Murphy, e apresentou o ‘fenômeno das pickups’ ao circuito dos clubs underground de maior exposição na época (Aloca/SP, Bunker/RJ, etc).


Em Agosto de 2002, decidiu aventurar-se pela “selva de pedra” do mercado musical Europeu, e trouxe com ele o amigo e DJ Marcelo K2 para quem Fernando organizou outras 4 turnês na Europa, uma dessas incluiu o festival RPM2005 em Seul, Coréia do Sul. “FERO”, como foi apelidado na Republica Tcheca (e o apelido pegou), a frente da agência FM/AM Artist Management, organizou 5 turnês pela Europa/Ásia para DJ Marcelo K2 (SP), 2 turnês na Europa/Ásia para Nedu Lopes (BH), bookings por toda a Europa para Frank Müller (Beroshima), WJ Henze, Space Djz, Kammy (RJ), Elektrabel, Afrika Islam (Zulu Nation/Rock Steady Crew), dentre outros.



Em 2006, Fero em parceria com um promoter local de Essen (Alemanha) colocou o caminhão de som da FM/AM na maior parada eletrônica do mundo – LOVE PARADE – que contou com a carioca KAMMY, Afrika Islam, Ben Long do duo SpaceDJz, a apresentação ao vivo (LIVE) do tcheco Elektrabel (6277/AXIS – ‘apadrinhado’ por Jeff Mills) dentre outros.







Inicialmente com base na Republica Tcheca, a agência moveu-se para Berlin em 2007 seguindo o crescimento dos negócios e o sucesso na participação da Love Parade 2006 em Essen. Uma parceria com a noite WE LOVE NEON do DJ e produtor Frank Müller (Beroshima) resultou em noites da FM/AM em dois dos mais consagrados clubs alemães, o TRESOR em Berlin e o U60311 em Frankfurt com Beroshima, Kammy (RJ), WJ Henze e Elektrabel.



Em 2008, Fero decidiu retornar ao Brasil e aqui estabeleceu novos negócios dentre eles uma loja online de equipamentos para DJs, produtores e bandas a www.fmam.net. Fero reside atualmente no Rio de Janeiro e continua trabalhando esporadicamente com bookings de artistas internacionais. Dentre os nomes que trouxe para o Brasil nos últimos 3 anos estão Alden Tyrell (Clone), Orgue Electronique (Bunker/Crème), Legowelt (Bunker/Crème), Vince Watson (Planet E, Delsin, Mule, Tresor), Beroshima (Müller/Soma/Cocoon), Radical G (RadicalGMuzik/Anarchy in the Funk),...







Fero foi recentemente convidado à parceria no [Sub Club] afterhours Fosfobox, pelos DJs e idealizadores do projeto, Adriano Suares e Renato Weiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário